A paraguaia que conquista os colaboradores com nosso tradicional arroz e feijão
Juliana trabalha há 16 anos na Helisul e é a cozinheira do refeitório de Foz do Iguaçu.
Nascida em Santa Rosa Misiones, no Paraguai, Juliana Morinigo de Alegre teve uma infância humilde, trabalhando na roça desde pequena. Com uma educação que foi apenas até a quarta série, em 1985 ela decidiu vir para o Brasil, em busca de um emprego e melhores condições para ajudar sua família.
Juliana trabalhou como auxiliar de lavanderia, camareira de hotel e auxiliar de cozinha. Foi essa experiência que a levou até a Helisul em 2008. Ela conta que a empresa lhe proporcionou a formação profissional que não teve antes. “A Sueli, antiga cozinheira, me ensinou muito, e em 2020 assumi oficialmente a função de cozinheira”, lembra Juliana.
Ao longo desses 16 anos, o trabalho na Helisul transformou a vida de sua família. Juliana diz que ama o que faz, e isso se reflete nas refeições diárias que prepara para os colaboradores. Com o tempo ela foi pegando o jeitinho para fazer os pratos que são referência para os brasileiros, como arroz, feijão, bife e batata frita, além de introduzir delícias típicas do Paraguai, como sopa paraguaia e chipa.
Enquanto crescia profissionalmente na Helisul, Juliana formou sua família. Casada com Domingos Alegre, ela teve quatro filhos: Lilian, Letícia, Lucas e Leonardo, e é a avó orgulhosa de Aurora e Abby.
Nos momentos mais difíceis, Juliana conta que o apoio da empresa fez toda a diferença. Hoje, seu sentimento é de profunda gratidão e alegria pela convivência diária com os colegas de trabalho.
“Quero continuar aqui na Helisul e aprender muitos pratos diferentes para os colaboradores”, promete Juliana com um sorriso.