HISTÓRIA

LINHA DO TEMPO

4 julho 1972: O Departamento de Aviação Civil (DAC), Órgão do Ministério da Aeronáutica, através da Portaria 90, autorizou o início de funcionamento da empresa Tropical Táxi Aéreo Ltda (denominação anterior a Helisul).

20 julho 1972: Publicação no Diário Oficial da União nº 6484 sobre o início das atividades da Tropical.

05 outubro 1972: Início efetivo das atividades da Tropical Táxi Aéreo Ltda. A empresa foi fundada pela Tropical de Hotéis, com a finalidade de dar apoio ao turismo na área das Cataratas do Iguaçu – PR. Operava de um heliponto situado em frente ao Hotel Cataratas.

17 março 1976: O Departamento de Aviação Civil autoriza a mudança de denominação para Helisul Táxi Aéreo Ltda. Operando inicialmente num pequeno hangar na Rodovia das Cataratas, próximo ao aeroporto de Foz do Iguaçu – PR.

Serviços realizados de transporte aéreo para inspeção da usina hidroelétrica, lago e reservas biológicas a serviço da ITAIPÚ BINACIONAL.

Aquisição do controle acionário da Helisul pela família Biesuz, onde os Cmtes. Eloy e Celso Biesuz passam a gerir a empresa.

Os primeiros voos iniciaram a partir do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. No entanto, devido ao grande movimento de passageiros e aeronaves de grande porte, mostrou-se inadequado para a operação de helicópteros, por não possuir uma área específica para tal, além de infraestrutura para sala de embarque e desembarque de passageiros independente das demais operações de voo.

A partir desta necessidade, iniciaram-se estudos para a construção de um heliponto que oferecesse as melhores condições de segurança e conforto aos turistas, com o menor custo operacional, a fim de tornar viável o preço do passeio.

04 abril 1984: Através da Portaria nº 17, o Quinto Comando Aéreo Regional do Ministério da Aeronáutica autorizou o registro do heliponto denominado Helisul II, localizado as margens do Rio Iguaçu, em frente ao Hotel Tropical.

Vários tipos de levantamentos e estudos de impacto ao meio ambiente foram exigidos e realizados, chegando-se a conclusão unânime de que o voo de helicóptero nas Cataratas não traria qualquer prejuízo a flora e a fauna. Pelo contrário, contribuiria com grandes benefícios para o turismo da cidade de Foz do Iguaçu e sua comunidade.

Frota de Aeronaves em 1985.

Julho 1986: Inaugurada na cidade de Curitiba-PR, a primeira filial da Helisul Táxi Aéreo.

Início da construção da nova sede em Foz do Iguaçu-PR.

Outubro 1991: Inaugurada na cidade do Rio de Janeiro-RJ, a segunda filial da empresa.

08/1991 a 04/1992: Operações de combate à cólera na região Amazônica. Voando mais de 4.500 horas para o transporte de doentes, equipes médicas, medicamentos, equipamentos laboratoriais a serviço da Organização Panamericana de Saúde 0- OPAS e Ministério da Saúde.

1991 e 1992: 800 horas de voo a serviço do IBAMA-DF para o controle e fiscalização de desmatamentos, queimadas irregulares e outros danos ambientais na Amazônia.

Inaugurada no aeroporto da cidade de Florianópolis-SC, a terceira filial da empresa.

16 maio 1994: Fundada a Helisul Linhas Aéreas S/A, ostentando o título de primeira companhia aérea do Estado do Paraná.

Possuía voos regulares da capital para as cidades de Cascavel, Francisco Beltrão, Pato Branco, Guarapuava e também para as cidades de Blumenau, Joaçaba, Chapecó, Concórdia e São Miguel do Oeste (SC) e São Paulo (SP).

A empresa possuía 04 aviões modelo Bandeirante e constituída de aproximadamente 100 colaboradores.

Aquisição dos primeiros Helicópteros, modelo 206 L Long Ranger IV pela Helisul diretamente da fabricante Bell Helicopter nos EUA.

Junho 1996: Venda das linhas operadas pela Helisul Linhas Aéreas à empresa TAM.

06/1996 a 01/2001: Prestação de serviços de transporte aéreo de carga e passageiros, através de helicópteros, em apoio aos trabalhos de prospecção sísmica, a cargo da CGG, nas bacias terrestres da região amazônica para a PETROBRÁS, num total de 17.347 horas.

1999 a 2002: Aproximadamente 6.000 horas de voo para os serviços de fiscalização, localização, controle e combate as queimadas ilegais e incêndios florestais com o equipamento bambi bucket, transporte de bombeiros e brigadistas na região amazônica a serviço do IBAMA/PROARCO/PNUD.

Julho 2003: Inaugurada uma unidade da Helisul na cidade de Manaus-AM.

2004 / 2006: Aquisição de dois helicópteros modelo AS 350 B2 da Helibrás – Airbus Helicopters.

Aquisição de um helicóptero modelo MD-600N.

Em janeiro foi realizada uma mudança estratégica. Vinda da administração geral da Helisul Táxi Aéreo, da cidade de Foz do Iguaçu para Curitiba.

Aquisição de 03 helicópteros, sendo 02 modelos BELL (206 L4) e 01 modelo Robinson R44.Aquisição de 02 helicópteros, sendo 01 modelo EC 130 B4 da Helibrás – Airbus Helicopters e 01 Robinson R44.

Aquisição de 02 helicópteros, sendo 01 modelo EC 130 B4 da Helibrás – Airbus Helicopters e 01 Robinson R44.

Inaugurada nova base na cidade de São José-SC, a terceira filial da empresa.

Julho 2010:

   – Inaugurada na cidade de Brasília-DF, a quarta filial da empresa.
   – Aquisição de 03 helicópteros Bell, 02 modelos 206 L4 e 01 206 B3.
   – Aquisição de 03 helicópteros Airbus, modelos AS 350 B2.

Agosto 2010:

   – Realizado o translado USA – Brasil.
   – Aquisição de 02 helicópteros modelo 206 L Long Ranger IV. Os mesmos foram trazidos dos Estados Unidos para a base Helisul Curitiba.

Início da estruturação física das instalações para o transporte aeromédico na base Curitiba. Aquisição de materiais e equipamentos de última geração e alta tecnologia disponível no mercado nacional e internacional.

Aquisição do avião modelo King Air B200 para atender os serviços de fretamento e transporte aeromédico.

Aquisição de um helicóptero modelo AS 350 B2, da fabricante Helibrás – Airbus Helicopters.

Aquisição do avião a jato modelo LearJet 45 da fabricante BOMBARDIER para encurtar as longas distâncias, através dos serviços de fretamento e transporte aeromédico.

A incorporação deste avião coloca nosso serviço aeromédico em uma condição diferenciada, possibilitando a Helisul o atendimento em todos os países das AMÉRICAS.

Reforma do Hangar em Foz do Iguaçu.

Aquisição de 04 helicópteros, sendo 02 modelos EC 350 B2, 01 EC 350 B4 e 01 EC 350 B3, da fabricante Helibrás – Airbus Helicopters.

Reforma e ampliação de um dos hangares na base Curitiba.

Comemoração dos 40 anos da Helisul Táxi Aéreo.

Aquisição do Helicóptero biturbina modelo Agusta K2, utilizado pelos melhores serviços de transporte aeromédico no mundo. Modelo este totalmente equipado para o transporte de enfermos.

Aquisição de 02 helicópteros, modelos EC 130 B4 e AS 350 B3, da fabricante Helibrás – Airbus Helicopters.

Entrega de 04 novos helicópteros pela fabricante Helibras – Airbus Helicopters, sendo 02 modelos AS350 B2 e 02 modelos AS350 B3e.

Turbomeca celebra, em Anhein, EUA, parceria com Helisul.

Diretoria da Bell Helicopter visita Helisul para estreitar parceria.

Comemoração de aniversário de 45 anos, da Helisul

Inauguração da Base de São José dos Pinhais, localizada no Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Helisul é a primeira empresa da América Latina a adquirir os novos helicópteros Bell 505.

Helisul é homologada como Centro de Serviços Bell e Safran.

Alteração na identidade visual da marca (logomarca) da empresa e também no nome fantasia, passando a denominar naquele momento para Helisul Aviação.

Inauguração da Base Brasília – DF (Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek).

Inauguração da Base São Paulo – SP (Aeroporto de Congonhas)

2020

 Chegada da aeronave vinda da Noruega AS350B3, o laranjinha, carinhosamente chamado de Viking.

icone_2021_site_alta720

Helisul se torna Centro de Serviço da Airbus Helicopters.

Helisul anuncia parceria com a Embraer assumindo a operação no Brasil do “Carro Voador”.

Mudança da Logo do Aeromédico.

Chegada dos dois AW119  vindos de Denver – EUA trazidos por nossos Cmte Eloy, Maranhão e Neto (Chefe dos Pilotos) junto com o Mecânico Sergio Nascimento. (Koalas)E a aeronave EC130 T2 trazida do México pelo Cmte Maranhão e pelo nosso Mecânico Aeronáutico Thiago Schemin. (EC 130 T2)

Sede-Administrativa-Bacacheri

Mudança da Sede Administrativa.

Aquisição de 2 novos caminhões para compor nossa frota terrestre.