A Empresa

A Empresa

O fascínio por voar é comum a muitos. Mas existem pessoas que transformam essa paixão em uma verdadeira vocação.

Durante mais de 50 anos a Helisul cria serviços e produtos, feitos por quem ama a aviação e dedicados para quem precisa voar com eficiência e exclusividade.

Começou com voos panorâmicos e foi além, cresceu, chegou em todo o país e não parou de evoluir até ser reconhecida como a maior operadora de helicópteros do Brasil.

Nesse tempo todo, sempre inovou e, assim, tornou-se referência em muitos setores da aviação.

Líder em operações no Brasil

A Helisul foi a primeira empresa no Brasil a conquistar autorizações para operações de carga externa, combate a incêndio e rapel com helicópteros.

Desenvolveu várias soluções para as áreas de segurança, de filmagens, agrícola, entre outras. Tem ainda manutenção e suporte de aeronaves, além dos serviços de mobilidade, como táxi aéreo, aeromédico, drones e os voos recreativos.

Toda essa experiência não é nada sem o desejo de buscar novos caminhos. Essa é a vontade de todos que trabalham na Helisul, homens e mulheres muito dedicados, feitos para voar.

Raízes nacionais e inovação contínua

A Helisul, com suas origens no Brasil, cresceu para se tornar um marco na aviação da América Latina. A inovação sempre foi a chave para seu sucesso na região. Com a missão de oferecer soluções aéreas eficientes e de alta tecnologia, a Helisul atua com profissionalismo, disciplina e respeito aos seus clientes em toda a América Latina.

CCO - Centro de Controle Operacional

Operações monitoradas em tempo real a partir do nosso Centro de Controle Operacional (CCO), no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba-PR.

Nossa estrutura robusta e frota moderna são sustentadas por uma equipe de mais de 600 profissionais altamente qualificados e experientes, atuando em 15 bases distribuídas em todas as regiões do território nacional.

Helisul: Mais de 50 Anos de Experiência na Aviação Brasileira

Desde 1972 muita coisa evoluiu, mas a força que impulsiona nossos rotores permanece a mesma: somos apaixonados por voar.

1972

Fundação

1976

Mudança de nome

1979

Manutenção
de helicópteros

1981

Inauguração do
1º heliponto

1984

Inauguração do
2º heliponto

1986

Chegada à
capital paranaense

1991

Voos
Panorâmicos

1991-1992

Serviço de
Combate a incêndio

1994

Fundação da Helisul
Linhas Aérea

1996

Parceria com
a Rede Globo

1999-2002

6.000 horas de voo

2006

 Globocop

2008

Migração da
sede administrativa

2010

 Inauguração Slim em
Santa Catarina e quarta
filial em Brasília

2011

Prêmio Emmy
Internacional

2012

Serviço de transporte
aeromédico

2014

Filmagem da
Copa do mundo

2015

Cobertura da Fórmula
1 e linhas de energia

2016

Nova base no Aeroporto
Internacional Afonso Pena

2018

Grandes conquistas

2019

Duas novas bases aéreas

2020

Conquista do título de Centro
Autorizado de Serviços
da Airbus Helicopters

2021

Parceria com
a Embraer

2022

Certificação IS BAO e
novo heliponto em Curitiba

2023

Novos helipontos e início
das operações sem porta

2024

Aquisição da Ecocopter e
6 milhões de passageiros

Fundada em 5 de outubro de 1972, para oferecer voos panorâmicos em Foz do Iguaçu, no Paraná. A Helisul, inicialmente, se chamava Tropical Táxi Aéreo Ltda e pertencia à Tropical Rede de Hotéis.

A mudança de nome veio em 1976, quando a Helisul Táxi Aéreo Ltda passou a operar um pequeno hangar na Rodovia das Cataratas, próximo ao aeroporto.

Ainda na década de 70, mais precisamente em 1979, a Helisul passou a realizar o serviço de manutenção de helicópteros.

A empresa foi adquirida pela família Biesuz, quando os comandantes Eloy e Celso Biesuz assumiram a presidência da Helisul.

Com o crescimento da organização, o hangar próximo ao Aeroporto de Foz do Iguaçu se tornou pequeno para os sonhos dos irmãos e sócios Eloy e Celso Biesuz. Com isso, iniciaram o planejamento da construção de um heliponto que atendesse às necessidades dos turistas.

O heliponto Helisul II foi inaugurado às margens do Rio Iguaçu.

Dois anos depois, em 1986, a Helisul chegou à capital paranaense, inaugurando a primeira filial da Helisul Táxi Aéreo, em Curitiba - PR.

Em 1991, a Helisul  expandiu suas fronteiras e passou a oferecer voos panorâmicos na cidade do Rio de Janeiro e inaugurou a Base de Jacarepaguá, ambas no estado do Rio de Janeiro.

Enquanto a empresa avançava em voos panorâmicos de helicópteros, também adquiriu experiência em Serviços Aéreos Especializados. Entre 1991 e 1992, teve início o serviço de combate a incêndio e, neste período, a Helisul completou 800 horas de voo a serviço do IBAMA-DF para o controle e fiscalização de desmatamentos, queimadas irregulares e outros danos ambientais na Amazônia.

Em 1994 foi fundada a Helisul Linhas Aéreas S/A, ostentando o título de primeira companhia aérea do Estado do Paraná. Em 1996, a Helisul vendeu as linhas operadas pela Helisul Linhas Aéreas à empresa TAM.

Parceria com a Rede Globo

Em 1996, a Helisul firmou parceria com a Rede Globo de Televisão.

6.000 horas de voo

Entre 1999 e 2002, a Helisul somou aproximadamente 6.000 horas de voo para os serviços de fiscalização, localização, controle e combate às queimadas ilegais e incêndios florestais com o equipamento bambi bucket, transporte de bombeiros e brigadistas na região amazônica a serviço do IBAMA/PROARCO/PNUD.

Globocop

Em 2006, iniciou a operação do Globocop (Helicópteros usados para captação de imagens aéreas para a Rede Globo).

No ano de 2008, de forma estratégica, a Helisul migrou sua sede administrativa da cidade de Foz do Iguaçu para Curitiba.

Em 2010, continuou encurtando fronteiras e inaugurou uma nova base na cidade de São José - SC, a qual é chamada de Slim. Lá são realizadas manutenções de helicóptero e serviço de hangaragem.

Ainda em 2010, a Helisul chegou na capital do Brasil, inaugurando a quarta filial da empresa em Brasília - DF.

O Jornal Nacional ganhou em 2011, em Nova York, o prêmio Emmy Internacional — o Oscar da televisão mundial, na categoria Notícia.
O prêmio foi pela cobertura da expulsão de traficantes e a ocupação policial do Complexo do Alemão, no Rio, em novembro de 2010, feita pela Helisul.

Em 2012, a Helisul iniciou o serviço de transporte aeromédico.

Na Copa do Mundo de 2014, 7 helicópteros da Helisul foram usados para realizar a filmagem do evento.

Em 2015, a Helisul foi contratada para fazer a cobertura da Fórmula 1. No mesmo ano em que passou a oferecer o serviço de inspeção, manutenção e construção de linhas de energia.

No mesmo ano, inaugurou mais uma base, dessa vez em Belém do Pará.

Em 2016 inaugurou a Base Afonso Pena, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na cidade de São José dos Pinhais.

O ano de 2018 foi de grandes conquistas para a Helisul. Neste ano foi a primeira empresa da América Latina a adquirir os novos helicópteros Bell 505. Além disso, foi homologada como Centro de Serviços Bell e Safran.

Em 2019, a Helisul inaugurou duas novas bases: uma em Brasília – DF (Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek) e a outra em São Paulo – SP (Aeroporto de Congonhas).

Em 2020, a Helisul conquistou o título de Centro Autorizado de Serviço da Airbus Helicopters.

Seguindo seu compromisso com a inovação, em 2021, a Helisul, anuncia parceria com a Embraer, assumindo a operação no Brasil do “carro voador”. Junto disso, a aquisição de 50 eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical).

Em 2022, a organização recebe a certificação de segurança IS BAO-Nível 1, e apenas 1 ano depois sobe para o Nível 2. Essa foi uma grande conquista para a Helisul, uma vez que a mudança de nível leva em média 3 anos para acontecer.

Também em 2022, a Helisul assume a operação de voos panorâmicos em Curitiba, e inaugura o Heliponto no Parque Barigui.

No ano de 2023, a Helisul continuou crescendo e inaugurou dois novos helipontos, um na cidade de Canela–RS e outro na cidade de Penha–SC.

Ainda neste ano, a Helisul expandiu suas operações e introduziu um serviço inovador no mercado de aviação: o início de voos panorâmicos com aeronaves sem portas no Rio de Janeiro.

Em 2024, a Helisul alcançou uma grande conquista com a aquisição da Ecocopter, e consequente expansão de suas operações pela América Latina. A companhia também obteve o selo Great Place To Work, tornando-se uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Ainda em 2024, a Helisul atingiu o número de 6 milhões de passageiros em voos panorâmicos e finalizou o ano com a aquisição de 7 aeronaves Koala para dar continuidade às suas operações.

Certificações

Brasil

Seguimos as normas e regulamentos nacionais, e atendemos a padrões globais de certificação de qualidade.

Centro de Serviçɔ Autorizado
Centro de Serviço Autorizado
Boas Práticas de Segurança
Boas Práticas de Segurança
Gestão Ambiental
Faça parte da nossa equipe

Chile e Equador

Seguimos as normas e regulamentos nacionais, e atendemos a padrões globais de certificação de qualidade.

Qualidade no Atendimento ao Cliente
Gestão Ambiental
Segurança e Saúde Operacional
Boas Práticas de Segurança